Pular para o conteúdo principal

Reporte do 3° Encontro Subúrbio RPG




Ultimo domingo do mês de setembro rolou o evento/encontro Subúrbio RPG mais uma vez no bairro de Paripe, Salvador. O evento que em sua terceira edição foi marcado pela novidade nas atrações, e por situações inusitadas para a organização que teve que si desdobrar para realizar o evento que mesmo assim foi um sucesso. E posso afirmar esse sucesso de forma tranquila, mesmo tendo muitos problemas na organização, tivemos a compreensão do público que entendeu os problemas que ocorreram, e que estavam sendo solucionados.

O evento teve um recorde de público, chegamos a 100 participantes no evento, a sala de RPG teve mais de 30 integrantes, cinco mesas com uma média de seis participantes. Sendo que o restante do público circulou pelo local esperando pelos shows e logo em seguida a sala de anime que teve suas exibições mesmo com alguns problemas. As metas traçadas para o evento foram atingidas com folga: a primeira era superar nosso maior numero de participantes em um evento que era de 20 (vinte); a segunda, manter cinco mesas com jogadores, o que tivemos; e a ultima, atração de interessados em jogar e captação de novos mestres o que conseguimos outra vez.

Tivermos alguns percalços que logo foram resolvidos com o apoio de alguns membros do evento. Sendo assim posso identificar alguns erros e acertos desse evento e traçar os prós e os contra de realizá-lo.





Acertos

A realização em si de um evento desse porte e nesse formato foi um sucesso e servi de exemplo para outros, o que mais os organizadores ouviam era expressões de agradecimentos vindo dos participantes e mesmo dias depois do evento, o que nos deixou muito felizes.

Fazer um evento de RPG tendo outras atrações junto, como por exemplo, os shows de rock, a sala de anime, games, e palestra. Serviu para atrair curiosos para conhecerem o RPG pela primeira vez.

Focar em um evento de RPG para novatos foi outro grande acerto, sempre tivermos isso em mente, a atração de novos jogadores e mestres ao hobby é o nosso foco inicial, e o evento cumpre isso muito bem, tanto que tivemos um novo mestre no evento e muitos novos jogadores.

Não subestimar nosso público também é um grande acerto, o subúrbio RPG, não tem como interesse só ter como participantes os nerd – mesmo sendo um evento nerd – mais todos que tenham interesse. Por isso a diversidade no evento foi muito grande, principalmente antes dos shows de rock.

Deixar as parcerias de lado e seguir em frente “sozinho”, quem viu nosso cartaz de divulgação percebeu que não havia apoio de nenhuma editora de RPG, decidimos não buscar mais por esse tipo de parceria. O único apoio que temos efetivo é do Clube Espírito Livre RPG e do Grupo D6 RPG.



Erros

O maior erro veio do organizador-geral – eu – que confiou que a sala de anime que tínhamos escolhido estaria pronta, e não pensei em um plano B para possíveis falhas.

Que confiou que as Tv’s solicitadas para a sala de game estariam em ótimas  condições.

Que o local estaria limpo como tinha sido previsto.

Que acreditou que todos os problemas com relação aos instrumentos das bandas estavam resolvidos.

Não ter checado tudo semanas antes de anunciar.



Prós

- Evento nerd em uma região sem outro evento desse tipo;

- Participação da comunidade local;

- Integração de grupos como: Otakus, rockeiros e games;

- Pela localização do bairro no subúrbio conseguimos atrair público de outras cidades da região metropolitana de Salvador, como Lauro de Freitas e Simões Filho;

- Divulgação expressiva do RPG, sendo que só havia um outro evento – RPG Salvador - em Salvador de RPG;

- Iniciação de novos jogadores e retorno de antigos ao RPG;

- Experiência adquirida para outros eventos, e erros que não devem ser cometidos mais nos próximo eventos;

- Ponto de encontro mensal do RPG no Subúrbio.

Contras

- Localização difícil – porém viável, tanto que muitos vieram - para alguns RPGístas que não são do subúrbio;

- Preconceito de muitos que não querem vir ao subúrbio da cidade para jogar RPG.

Conclusão Final

Em termos gerais tudo correu bem, a organização burlou todos os problemas que apareciam e eram solucionados rapidamente.

E sim, o nosso play test com um evento de RPG nesse formato foi um sucesso normal. É viável e pretendemos manter e trazer mais e mais eventos nesse formato, e com mais organização.

Agradecimentos

Quero agradecer a todos que participaram do evento, a todos que apoiaram o evento antes, na sua realização e depois. Agradecer ao colégio por ceder espaço para o evento sempre que solicitado. Aos meus amigos que ajudaram na organização, aos mestres que narraram, as bandas que tocaram, ao pessoal otaku que apareceu, ao pessoal do rock, e aos RPGistas que vieram, principalmente os que vieram de outras cidades só para participar desse evento.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adão Negro

Adão cavalgara durante dois dias, no chegar do terceiro dia avistou o acampamento improvisado a beira da orla da floresta de Thanarin. O acampamento estava reunindo os guerreiros aptos para a guerra que se aproxima contra o homem que se intitula o novo Senhor do Vale da Rapina. Adão conhecia brevemente a história do clã Redgrave, sabia que eles tinham dominado o vale durante duzentos anos, não se sabe ao certo de onde vieram, só sabe-se que quando chegaram conquistaram todas as terras do vale com sangue e fogo, e agora mais uma vez um dos descendentes dos Redgrave reclama para si o título de senhor do vale. Adão chegou ao vale anos antes da queda do clã. Lutou contra os Redgraves na guerra civil e saiu como herói. E somente isso o manteve nesse reino culturalmente estranho para ele, com a vitória na guerra civil recebeu terras do rei, além disso, lutou em outras duas campanhas militares do reino de Tyrânia. É um soldado eficiente, conhecido pela inteligência. Ao entrar no acam

1D20 Pergunta: Entrevista com Diogo Nogueira

   O blog Ponto de Experiência foi um divisor de águas no meu aprendizado como mestre e jogador de RPG. Posso dizer com segurança que o blog do carioca Diogo Nogueira teve o mesmo impacto de quando conheci e joguei meu primeiro jogo de RPG. Um novo mundo se mostrou, aprendi termos como Old School, OD&D, Espada & Feitiçaria, retro-clone entre outros; do blog retirei dicas para minhas primeiras mesas de D&D e a partir das dicas que encontrei aprendi a jogar bem melhor o hobby. É sempre ótimo ver um trabalho tão bom e com qualidade como o feito no Ponto de Experiência.   Em 2012, Diogo iniciou seu mais ousado projeto (em minha opinião) e maior sonho de qualquer mestre de RPG, seu mundo próprio. Nasce assim os Bruxos & Bárbaros, jogo que emula a paixão pelo Old School e pelo gênero literário Espada & Feitiçaria.     O RPG está fazendo 40 anos, o D&D também, o hobby segue uma nova etapa com o lançamento do D&D Next nesse ano de 2014. E para falar um pouc

Breve Retorno

  1. A tempestade passou. Mas nem mesmo o beijo do sol me conforta, muito menos me alegra. Estou sem meus pertences, mas o Chifre de Kamarion está a salvo num bolso interno da minha roupa. Não sei ao certo o que Madava fará com este chifre de dragão, nem sabia que os dragões tinham chifres vermelhos, nem que tinham chifres. Madava, grande xamã, há tempos ela tenta me convencer a aprender sobre as teias invisíveis do universo, mas eu recuso. Não é este o meu caminho. 2. Estou em casa. Não sei quanto tempo será necessário para as tropas de Merrick chegarem aqui na vila Lobo Cego. Nem sei se chegarão. Esta vila é tão escondida, que talvez o faro dos cães do Grande Rei não nos alcance. Minha mãe chega em casa, com as mãos e as roupas sujas de terra. O dia chega ao fim. Minha mãe, ao me ver, larga as ferramentas de trabalho e corre em minha direção. Primeiro me estapeia a face, o que me dá muito prazer, o cheiro da terra misturado com o cheiro dela é delicioso. A dor me faz s