Pular para o conteúdo principal

Reporte do 3° Encontro Subúrbio RPG




Ultimo domingo do mês de setembro rolou o evento/encontro Subúrbio RPG mais uma vez no bairro de Paripe, Salvador. O evento que em sua terceira edição foi marcado pela novidade nas atrações, e por situações inusitadas para a organização que teve que si desdobrar para realizar o evento que mesmo assim foi um sucesso. E posso afirmar esse sucesso de forma tranquila, mesmo tendo muitos problemas na organização, tivemos a compreensão do público que entendeu os problemas que ocorreram, e que estavam sendo solucionados.

O evento teve um recorde de público, chegamos a 100 participantes no evento, a sala de RPG teve mais de 30 integrantes, cinco mesas com uma média de seis participantes. Sendo que o restante do público circulou pelo local esperando pelos shows e logo em seguida a sala de anime que teve suas exibições mesmo com alguns problemas. As metas traçadas para o evento foram atingidas com folga: a primeira era superar nosso maior numero de participantes em um evento que era de 20 (vinte); a segunda, manter cinco mesas com jogadores, o que tivemos; e a ultima, atração de interessados em jogar e captação de novos mestres o que conseguimos outra vez.

Tivermos alguns percalços que logo foram resolvidos com o apoio de alguns membros do evento. Sendo assim posso identificar alguns erros e acertos desse evento e traçar os prós e os contra de realizá-lo.





Acertos

A realização em si de um evento desse porte e nesse formato foi um sucesso e servi de exemplo para outros, o que mais os organizadores ouviam era expressões de agradecimentos vindo dos participantes e mesmo dias depois do evento, o que nos deixou muito felizes.

Fazer um evento de RPG tendo outras atrações junto, como por exemplo, os shows de rock, a sala de anime, games, e palestra. Serviu para atrair curiosos para conhecerem o RPG pela primeira vez.

Focar em um evento de RPG para novatos foi outro grande acerto, sempre tivermos isso em mente, a atração de novos jogadores e mestres ao hobby é o nosso foco inicial, e o evento cumpre isso muito bem, tanto que tivemos um novo mestre no evento e muitos novos jogadores.

Não subestimar nosso público também é um grande acerto, o subúrbio RPG, não tem como interesse só ter como participantes os nerd – mesmo sendo um evento nerd – mais todos que tenham interesse. Por isso a diversidade no evento foi muito grande, principalmente antes dos shows de rock.

Deixar as parcerias de lado e seguir em frente “sozinho”, quem viu nosso cartaz de divulgação percebeu que não havia apoio de nenhuma editora de RPG, decidimos não buscar mais por esse tipo de parceria. O único apoio que temos efetivo é do Clube Espírito Livre RPG e do Grupo D6 RPG.



Erros

O maior erro veio do organizador-geral – eu – que confiou que a sala de anime que tínhamos escolhido estaria pronta, e não pensei em um plano B para possíveis falhas.

Que confiou que as Tv’s solicitadas para a sala de game estariam em ótimas  condições.

Que o local estaria limpo como tinha sido previsto.

Que acreditou que todos os problemas com relação aos instrumentos das bandas estavam resolvidos.

Não ter checado tudo semanas antes de anunciar.



Prós

- Evento nerd em uma região sem outro evento desse tipo;

- Participação da comunidade local;

- Integração de grupos como: Otakus, rockeiros e games;

- Pela localização do bairro no subúrbio conseguimos atrair público de outras cidades da região metropolitana de Salvador, como Lauro de Freitas e Simões Filho;

- Divulgação expressiva do RPG, sendo que só havia um outro evento – RPG Salvador - em Salvador de RPG;

- Iniciação de novos jogadores e retorno de antigos ao RPG;

- Experiência adquirida para outros eventos, e erros que não devem ser cometidos mais nos próximo eventos;

- Ponto de encontro mensal do RPG no Subúrbio.

Contras

- Localização difícil – porém viável, tanto que muitos vieram - para alguns RPGístas que não são do subúrbio;

- Preconceito de muitos que não querem vir ao subúrbio da cidade para jogar RPG.

Conclusão Final

Em termos gerais tudo correu bem, a organização burlou todos os problemas que apareciam e eram solucionados rapidamente.

E sim, o nosso play test com um evento de RPG nesse formato foi um sucesso normal. É viável e pretendemos manter e trazer mais e mais eventos nesse formato, e com mais organização.

Agradecimentos

Quero agradecer a todos que participaram do evento, a todos que apoiaram o evento antes, na sua realização e depois. Agradecer ao colégio por ceder espaço para o evento sempre que solicitado. Aos meus amigos que ajudaram na organização, aos mestres que narraram, as bandas que tocaram, ao pessoal otaku que apareceu, ao pessoal do rock, e aos RPGistas que vieram, principalmente os que vieram de outras cidades só para participar desse evento.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Setúmbria - A terra dos mortos

(Breve e simples introdução ao cenário em criação) Um mundo de fantasia medieval onde os principais inimigos estão mortos. Setúmbria - Terra dos Mortos é um cenário de apocalipse zumbi situado na época medieval. Sim, é um clichê, e sim, gosto muito de zumbis e de fantasia medieval, por isso decidir unir os dois temas em um só, o cenário tem influência dos survival horror, fonte de inspiração advém também do gênero Sword & Sorcerer (Espada e Feitiçaria), que é a base da história. A tentativa é seguir o gênero Fantasia de Horror (com elementos do survival, Sword & Sorcerer, Horror tradicional, Gótico, Dark Fantasy e terror psicológico). A ideia foi de iniciar o apocalipse zumbie, mas logo em seguida fazer com que a população sobrevivente reorganiza-se outra vez, anos depois do evento, recuperando assim a organização politica humana. A história vai ocorrer 200 anos depois da infestação e do apocalipse, os humanos se organizaram politicamente em torno do que chamam de "...

Breve Retorno

  1. A tempestade passou. Mas nem mesmo o beijo do sol me conforta, muito menos me alegra. Estou sem meus pertences, mas o Chifre de Kamarion está a salvo num bolso interno da minha roupa. Não sei ao certo o que Madava fará com este chifre de dragão, nem sabia que os dragões tinham chifres vermelhos, nem que tinham chifres. Madava, grande xamã, há tempos ela tenta me convencer a aprender sobre as teias invisíveis do universo, mas eu recuso. Não é este o meu caminho. 2. Estou em casa. Não sei quanto tempo será necessário para as tropas de Merrick chegarem aqui na vila Lobo Cego. Nem sei se chegarão. Esta vila é tão escondida, que talvez o faro dos cães do Grande Rei não nos alcance. Minha mãe chega em casa, com as mãos e as roupas sujas de terra. O dia chega ao fim. Minha mãe, ao me ver, larga as ferramentas de trabalho e corre em minha direção. Primeiro me estapeia a face, o que me dá muito prazer, o cheiro da terra misturado com o cheiro dela é delicioso. A dor me f...

Reporte do Encontro Subúrbio RPG

Sucesso, é a única palavra que esse nerd suburbano pode pensar agora nesse momento, principalmente para esse evento onde eu só esperava no máximo 10 pessoas e compareceram 18, quase o dobro do esperado. Houve a mini-palestra sobre o Clube Espirito Livre RPG, e também falei um pouco sobre RPG de modo geral. E logo em seguida tivemos as mesas de Conan, do narrador Geovanny Santos, que utilizou o sistema GURPS, e A Casa da Rua Morgue, aventura narrada por mim Antonio Ramos, aventura esse que misturou elementos de comédia e terror (louco né kkkkkk).  Teve ainda o sorteio do Livro Inferno de Dan Brown, o qual foi ganho por Ingrid Lima. Os participantes gostaram das mesas e se divertiram, o que já foi um recompensa grandiosa que pude está recebendo, agradeço a meus amigos Geovanny Santos e Wesley de Souza pela ajuda e apoio no evento. E agradeço a todos os participantes do evento, próximo mês tem mais :)