Pular para o conteúdo principal

ENTREVISTA COM ALYSSON CUNHA


Criador e programador do sistema de mesa online RRPG Firecast, concedeu uma entrevista exclusiva para o blog D6 RPG.

Existe uma frase que ronda os desenvolvedores de software, que aplica neste caso também: Não é porque você consegue fazer algo que você tenha que fazer algo (pois você pode acabar criando coisas inúteis).”
                                                                                                                                                                                 Alysson Cunha


 1 – Alysson fale um pouco sobre você, e como é seu dia-a-dia.
   
   Meu dia a dia é variado! Programo um pouco, leio um pouco, vou à academia, brinco com minha filha, fico com minha esposa, jogo um pouco, etc..

2 – Como conheceu o RPG?
   
   Conheci quando tinha 13 anos de idade. Um novo colega de escola que já jogava há anos RPG resolveu ensinar eu e mais um grupo de quatro pessoas. Jogamos 3D&T em um cenário próprio. Foi uma campanha relativamente longa! Mas morri =/

3 – Qual foi sua experiência mais engraçada jogando RPG?
   
   Tínhamos um amigo que sempre dava “mancadas” quando jogava. Todas as sessões que jogamos com ele fazia algo estúpido! Minha experiência mais engraçada foi jogar com este amigo!

4 – Quais são seus jogos/sistemas prediletos?
   
   Sou fã de D&D. Muitas pessoas acham que D&D é difícil... Não é! D&D é inspirador! Sobre cenários... Sempre preferi cenários próprios! Nunca gostei de jogar, por exemplo, em Forgotten Realms.


5 – Como e quando começou o RRPG Firecast?
   
   O RRPG é um projeto de longa data. Há 8 anos atrás eu havia criado o RRPG.  Esta primeira versão do programa acabou ficando congelada, até que há 3 anos atrás eu resolvi recriá-lo com mais recursos (afinal, havia me tornado 1 programador melhor). Em 2009 surgiu a nova versão do RRPG, intitulado de Firecast.

6 – Qual foi seu principal objetivo com esse sistema de mesa online?
   
   O principal motivo da criação do RRPG Firecast foi concorrer com o software iRPG Chat. Este era um dos únicos softwares brasileiros disponíveis na época, e eu acreditava que deveria existir outro programa para criar uma “briga” nesta área.



7 – Como você vê o atual cenário do RPG nacional?
  
   O RPG nacional é algo um pouco desordenado. Muitos querem ter o seu próprio RPG, criar e alavancar seu próprio nome neste meio. Este “BOOM” de conteúdo pode ser algo bom devido à quantidade de materiais diferentes que surgem, mas pode ser algo ruim pela qualidade destes materiais. Existe uma frase que ronda os desenvolvedores de software, que aplica neste caso também: Não é porque você consegue fazer algo que você tenha que fazer algo (pois você pode acabar criando coisas inúteis).

8 – Antes do RRPG, você jogou RPG pela internet? Se sim, como foi a experiência?                

   Sim, joguei! Foi uma boa experiência! Jogar pela internet é diferente de jogar em uma mesa real, mas sempre tive boas experiências com mesas virtuais.

9 – O sucesso do programa, como você lida com isso?
   
   Eu ainda não considero o RRPG Firecast um sucesso! Há um caminho longo ainda a ser trilhado! Com melhorias não apenas no software, mas também em tutoriais para ensinar novatos jogarem RPG.

10 – Quais novidades do RRPG para o futuro próximo?
   
   Estou focado no novo projeto do RRPG: EVO-2 (Codinome para evolução-2). Este projeto visa disponibilizar uma nova interface para o programa! Uma interface incrivelmente bonita e incrivelmente prática, focada por sistemas de RPG. Este projeto deve levar um tempo longo para ser concluído (algo em torno de 7 meses).

11 – Qual a importância da internet e dos programas de mesa online para o RPG?
  
   Em muitas cidades existe uma dificuldade em encontrar mestres e jogadores de RPG para uma sessão. E mesmo assim, ainda pode ser difícil se encontrarem para jogarem, sejam pela incompatibilidade de horários, compromissos, ou até mesmo a distância! A internet é uma solução para este problema! Através da internet é mais fácil superar estas dificuldades!

12 – Quais dicas você daria para jogadores que queiram começar a narrar no RRPG?
                
   Eu adoro partidas one-shots, ao invés de campanhas! Pensem em narrar aventuras em que iniciam e finalizem na mesma sessão! É algo que pode atrair vários jogadores rapidamente! Outra dica é disponibilizar personagens já prontos para os jogadores! Assim uma sessão pode iniciar em questão de 30 minutos!

13 – No RRPG vejo que tem muitos novatos participando, muitos desses nunca tinham jogado antes RPG. O que você acha disso?
   
   Eu creio que há uma enorme dificuldade para estes novatos do RPG! Hoje não existe um material bom na internet que ensine uma pessoa jogar RPG! Meu sonho é criar um vídeo ou outro tipo de material didático bem elaborado para auxiliar estas pessoas!

14 – Um recado para o pessoal do RPG.
   
    Aguardem a nova interface do RRPG Firecast! Jogar pela internet será outra coisa!







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adão Negro

Adão cavalgara durante dois dias, no chegar do terceiro dia avistou o acampamento improvisado a beira da orla da floresta de Thanarin. O acampamento estava reunindo os guerreiros aptos para a guerra que se aproxima contra o homem que se intitula o novo Senhor do Vale da Rapina. Adão conhecia brevemente a história do clã Redgrave, sabia que eles tinham dominado o vale durante duzentos anos, não se sabe ao certo de onde vieram, só sabe-se que quando chegaram conquistaram todas as terras do vale com sangue e fogo, e agora mais uma vez um dos descendentes dos Redgrave reclama para si o título de senhor do vale. Adão chegou ao vale anos antes da queda do clã. Lutou contra os Redgraves na guerra civil e saiu como herói. E somente isso o manteve nesse reino culturalmente estranho para ele, com a vitória na guerra civil recebeu terras do rei, além disso, lutou em outras duas campanhas militares do reino de Tyrânia. É um soldado eficiente, conhecido pela inteligência. Ao entrar no acam

1D20 Pergunta: Entrevista com Diogo Nogueira

   O blog Ponto de Experiência foi um divisor de águas no meu aprendizado como mestre e jogador de RPG. Posso dizer com segurança que o blog do carioca Diogo Nogueira teve o mesmo impacto de quando conheci e joguei meu primeiro jogo de RPG. Um novo mundo se mostrou, aprendi termos como Old School, OD&D, Espada & Feitiçaria, retro-clone entre outros; do blog retirei dicas para minhas primeiras mesas de D&D e a partir das dicas que encontrei aprendi a jogar bem melhor o hobby. É sempre ótimo ver um trabalho tão bom e com qualidade como o feito no Ponto de Experiência.   Em 2012, Diogo iniciou seu mais ousado projeto (em minha opinião) e maior sonho de qualquer mestre de RPG, seu mundo próprio. Nasce assim os Bruxos & Bárbaros, jogo que emula a paixão pelo Old School e pelo gênero literário Espada & Feitiçaria.     O RPG está fazendo 40 anos, o D&D também, o hobby segue uma nova etapa com o lançamento do D&D Next nesse ano de 2014. E para falar um pouc

Breve Retorno

  1. A tempestade passou. Mas nem mesmo o beijo do sol me conforta, muito menos me alegra. Estou sem meus pertences, mas o Chifre de Kamarion está a salvo num bolso interno da minha roupa. Não sei ao certo o que Madava fará com este chifre de dragão, nem sabia que os dragões tinham chifres vermelhos, nem que tinham chifres. Madava, grande xamã, há tempos ela tenta me convencer a aprender sobre as teias invisíveis do universo, mas eu recuso. Não é este o meu caminho. 2. Estou em casa. Não sei quanto tempo será necessário para as tropas de Merrick chegarem aqui na vila Lobo Cego. Nem sei se chegarão. Esta vila é tão escondida, que talvez o faro dos cães do Grande Rei não nos alcance. Minha mãe chega em casa, com as mãos e as roupas sujas de terra. O dia chega ao fim. Minha mãe, ao me ver, larga as ferramentas de trabalho e corre em minha direção. Primeiro me estapeia a face, o que me dá muito prazer, o cheiro da terra misturado com o cheiro dela é delicioso. A dor me faz s